Current track
TITLE
ARTIST

Background

11 curiosidades e possibilidades sobre Homem-Formiga e a Vespa

Escrito por em 20 de julho de 2018

Referências, pontas soltas e histórias ocultas por trás do filme.

 

ATENÇÃO! ESSA MATÉRIA CONTÉM SPOILERS DOS FILMES DO MARVEL STUDIOS. CASO NÃO QUEIRA DETALHES DO ENREDO, PARE DE LER AGORA MESMO.

 

Homem-Formiga e a Vespa estreou dia 05/07/2018 nos cinemas brasileiros (inclusive você pode conferir nossa resenha), e trouxe um clima leve e bem-humorado, além de uma fácil assimilação de um conceito científico proposto pelo longa: o Reino Quântico. Mas não só de elementos nítidos vivem vespas e formigas, pois no longa podemos encontrar referências, pontas soltas e histórias ocultas por trás do filme, e podemos listar algumas.

Resultado de imagem para homem formiga e a vespa

Homem-Formiga e a Vespa – MARVEL ENTERTAINMENT

 

01) Peyton Reed

Resultado de imagem para Peyton reed

Peyton Reed – MARVEL ENTERTAINMENT

Diferente do longa original em que 2 diretores assumiram o projeto em momentos diferentes, dessa vez Peyton Reed foi o único a sentar na cadeira da direção, e o longa ser considerado por alguns como “a melhor comédia feita pela Marvel” não é coincidência ou chute no escuro.

O cineasta já dirigiu diversos outros filmes de comédia, tais como Abaixo o AmorYes ManBring It On e The Break-Up, e toda essa sua bagagem e experiência com o gênero caiu perfeitamente nas graças da crítica e do público, tornando a característica principal da aventura.

 

02) Estatura

Resultado de imagem para cassie lang

Cassie Lang – MARVEL ENTERTAINMENT

Quando o segundo trailer foi liberado, vemos Cassie Lang dizer aos seu pai que este precisa de uma parceira que o ajude em suas missões, e graças à magia da edição, pensamos que a conversa se tratava de Hope Van Dyne, a atual Vespa. Porém, durante o filme, descobrimos que a primeira opção se trava dela mesma.

Apesar de passar a atmosfera de uma garotinha inspirada e admiradora de seu pai, quem está mais acostumado com os quadrinhos do herói sabe que isso é uma referência à personagem Estatura, identidade heroica que a mesma personagem assume. Seria essa apenas uma brincadeira para os conhecedores da personagem ou uma porta aberta para o futuro (lembrando que existe um rumor de uma atriz mais velha confirmada para viver Cassie nos Vingadores 4)?

 

03) Fantasma

Resultado de imagem para homem formiga e a vespa

Fantasma – MARVEL ENTERTAINMENT

A Fantasma se trata da antagonista principal do enredo, sendo uma personagem que curar sua doença que lhe rendeu poderes de invisibilidade e intangibilidade ao ser exposta à radiação quântica enquanto tentava salvar seu pai de um acidente. Além de ser uma personagem nada conhecida, muitos também desconhecem sua versão original, cuja similaridade está apenas no nome e nos poderes.

Nos quadrinhos, Fantasma refere-se ao alter-ego de um vilão do sexo masculino, cuja identidade real é desconhecida. Apesar de também ter sofrido uma espécie de acidente, o Fantasma não deseja eliminar suas habilidades e nem vingar alguém de sua família, e age mais com um terrorista que invade e destrói empresas milionárias, aproveitando para descontar a raiva que sente por elas ao ser despedido por uma. Outra grande diferença entre as versões, é que a contraparte das HQ’s antagoniza com o Homem de Ferro.

 

04) Cabeça de Ovo

Resultado de imagem para elihas starr filme

Cabeça de Ovo – MARVEL ENTERTAINMENT

Aproveitando o gancho sobre o pai da Fantasma, este é referido como Elihas Starr, um ex-parceiro de Hank Pym que tentou construir sua versão do túnel quântico, e acabou morredno após um acidente.

Entretanto, para os fãs de longa data dos quadrinhos do Homem-Formiga, reconhecem esse nome como pertencente ao clássico vilão Cabeça de Ovo, um dos mais antigos a atrapalharem a vida dos nossos diminutos heróis. Em sua primeira aparição, Elihas cria uma tecnologia capaz de controlar as formigas, colocando-as contra Hank Pym e Janet Van Dyne.

 

05) Sonny Burch

Resultado de imagem para sonny burch

Sonny Burch – MARVEL ENTERTAINMENT

Outro antagonista do longa, Sonny Burch é um personagem desconhecido até para leitores mais frequentes de quadrinhos. Sua aparição se dá em um pequeno arco de revistas também do Homem de Ferro, sendo um dos presidentes da Cross Technologies (empresa de Daren Cross, antagonista principal do filme anterior) e tentando roubar de Tony Stark a patente da sua armadura.

Todavia, no filme ele aparece mais para atrapalhar os mocinhos, sendo apenas um gângster com contatos no FBI e interessado na tecnologia quântica para revende-la à outras pessoas interessadas.

 

06) Cliente Misterioso

Resultado de imagem para sonny burch

Sonny Burch – MARVEL ENTERTAINMENT

Falando nos compradores de Sonny Burch, quem seriam tais figuras? Norman Osborn,  alter-ego do Duende Verde, maior vilão do Homem-Aranha e dono da empresa Oscorp? Otto Octavius, identidade civil do Doutor Octopus, famoso inimigo do herói aracnídeo que entende de tecnologia? Wilson Fisk, o Rei do Crime, geralmente ligado novamente a Peter Parker e ao Demolidor (podendo ser uma conexão sútil com as séries da Netflix)?

Além desses, muitos outros possíveis compradores podem ser citados, todavia, até em algum momento termos a(s) resposta(s) dessa pergunta (se tivermos), fica sói na nossa imaginação e teorias….

 

07) Bill Foster

Resultado de imagem para homem formiga e a vespa bill foster

Bill Foster – MARVEL ENTERTAINMENT

Apresentado no decorrer do longa, Bill Foster é outro antigo parceiro de Hank Pym nos estudos sobre o Reino Quântico, mas tiveram suas relações cortadas após diversos desentendimentos, e após descobrir sobre o caso da Fantasma, Bill a ajuda e se torna uma figura paterna para ela.

Só que para os fãs das HQ’s, esse é o alter-ego do herói Golias, capaz de crescer a grandes alturas (como mencionado durante um momento de humor do filme, onde Bill e Scott competem para ver quem cresceu mais), tendo ficado mais conhecido ao morrer para o clone de Thor na homônima mega saga da Guerra Civil.

 

08) Jimmy Woo

Resultado de imagem para homem formiga e a vespa jimmy woo

Jimmy Woo – MARVEL ENTERTAINMENT

Diferente de sua versão cinematográfica, que se resume a um agente oficial do FBI cujo objetivo é vigiar e avaliar Scott Lang em sua prisão domiciliar, Jimmy Woo é originalmente um importante agente da SHIELD, tendo enfrentando em sua primeira aparição o vilão Garra Amarela, um mandarim comunista, e participou de histórias esporádicas da SHILED com o passar dos anos.

Outro ponto interessante de ser abordado, é que Jimmy Woo é o responsável pela contextualização cronológica do filme, pois ao explicar para Cassie o motivo de sempre aparecer na casa de Scott, acaba fazendo um resumo da Batalha do Aeroporto presente em Capitão América: Guerra Civil.

 

09) “Nunca mais eu vou dormir”

Resultado de imagem para Michael Douglas e João Brasil

Foto de Michael Douglas da faixa de mesmo nome do DJ João Brasil

Curiosidade presente apenas na versão dublada. Ao sair do pod que o ajudou a resgatar Janet Van Dyne do Reino Quântico, Hank Pym diz a seguinte frase: “acho que nunca mais vou conseguir dormir”.

Pode não parecer nada demais, porém, é uma referência à famosa faixa musical “Michael Douglas” do DJ João Brasil, cujo conteúdo da música faz alusão a droga MDMA, conhecida aqui no país como Michael Douglas, o mesmo nome do intérprete de Hank..

 

10) Stan Lee

Resultado de imagem para stan lee

Stan Lee

Uma coisa que todos esperam quando for assistir a um filme da Marvel é encontrar a participação do Stan Lee durante o longa, que sempre está relacionada ao humor.  Acontece que dessa vez, a participação contém um contexto a mais.

Durante a cena de perseguição final, o carro do aclamado quadrinista da Marvel é diminuído, e ele então comenta sobre como nos anos 60 isso parecia uma boa ideia, mas agora está pagando o preço. Stan estava se referindo aos personagens que ele criou para a Casa das Ideias durante a década de 1960, como Homem de Ferro, Thor, Hulk e, inclusive, o Homem-Formiga e a Vespa.

11) Reino Quântico

Imagem relacionada

Reino Quântico – MARVEL ENTERTAINMENT

Principal elemento do filme, o Reino Quântico se trata da versão cinematográfica do Microverso (nome proibido por ser pertencente à FOX, que em breve deve ser adquirida pela Disney), e a extensão de suas capacidades, apesar de muito mostradas durante todo o roteiro, não foi totalmente explorada.

Capaz de ser acessado apenas ao se diminuir a nível subatômico, o Reino Quântico é capaz de dar acesso a realidade paralelas (rapidamente visto em Doutor Estranho) e possivelmente de viagem no tempo (Janet adverte para Scott durante as cenas pós-créditos a tomar cuidado com os vórtices temporais, e que uma dentro deles, seria impossível de sair), além de se alguém ser exposto por sua radiação, pode acabar ganhando habilidades novas, tais como os poderes da Fantasma e a energia que a Vespa Original acabou acumulando no corpo.

Chegando como uma nova ferramenta, o Reino Quântico além de ser um novo conceito muito interessante, abre muitas possibilidades, inclusive para a resolução de Vingadores 4.


Opinião dos Leitores

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos Obrigatórios estão marcados*


Continuar Lendo

Próximo post

FILE SP 2018


Miniatura
Postagem Anterior

Bienal do Livro 2018


Miniatura