Current track
TITLE
ARTIST

Background

Aula Aberta: Literatura Fantástica & Transmedia Storytelling

Escrito por em 26 de setembro de 2017

Em junho de 2014, o autor estreante Enéias Tavares venceu o concurso literário Fantasy!, da editora Casa da Palavra/LeYa. Entre mais de 1400 concorrentes sua proposta era inusitada: recriar os heróis da literatura brasileira em um cenário fantástico. Usando elementos retrofuturistas e muita imaginação, Enéias Tavares produziu A lição de anatomia do temível Dr. Louison, primeiro volume da série Brasiliana Steampunk, série que tem conquistado leitores de todas as idades e chamado a atenção de professores por seu potencial pedagógico.

Quando criei Brasiliana Steampunk, desejei uma releitura dos clássicos nacionais que fosse relevante, interessante e divertida. Por isso, recorri ao “Steampunk”, esse passado futurista da ficção científica, para através de suas máquinas estranhas, portentos místicos e seres incríveis, dialogar com o público jovem acostumado às aventuras de Sherlock Holmes, Frodo e Harry Potter. Quanto ao “Brasiliana”, busquei reinterpretar os heróis que formaram nosso imaginário cultural. 

 

SOBRE A AULA:

No dia 09/10/2017 (segunda-feira) às 19h na PUC-SP (Rua Marquês de Paranaguá, 111 – Sala 20) acontecerá uma aula de 60 minutos, onde o escritor e pesquisador da UFSM Enéias Tavares discutirá a ponte entre formação acadêmica e mercado de trabalho tendo por viés o universo transmídia de sua série de literatura fantástica Brasiliana Steampunk. Na aula serão discutidas escrita criativa, inserção no mercado de trabalho e formação interdisciplinar de jovens leitores através de projetos transmídia. Centrais à sua explanação serão os conceitos de “transmedia storytelling”, “interdisciplinaridade” e “formação de leitores”. Depois, o ministrante disponibilizará mais 60 minutos para conversar com os presentes e tirar suas dúvidas sobre ensino, literatura e outros temas.

A imagem pode conter: 2 pessoas

 

MAIS SOBRE O AUTOR:

Enéias Tavares é professor de Literatura Clássica na Universidade Federal de Santa Maria, onde orienta trabalhos de pós-graduação sobre os livros iluminados de William Blake e literatura fantástica. Em 2014, foi o vencedor do concurso Fantasy!, da editora LeYa, onde publicou “A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison”, primeiro volume de Brasiliana Steampunk. Esta série transmídia já ganhou card game, audiolivro, suplemento escolar e estão em produção uma história em quadrinhos e uma websérie. Além deste trabalho, ele pesquisa storytelling transmídia e ministra workshops sobre escrita criativa e gerenciamento de projetos criativos.


MAIS SOBRE A SÉRIE:

Uma sociedade secreta liderada por Bento Alves, Vitória Acauã e Soulfieri de Azevedo? Um prostíbulo de luxo administrado por Rita Baiana, Pombinha e Léonie?
Um hospício infernal comandado por Simão Bacamarte? Isso mesmo! Prepara-se para adentrar no universo da série Brasiliana Steampunk!

Isso mesmo! Trazemos aos paladinos aventureiros & as ousadas damas o assombroso teaser animado de “A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison”, primeiro volume da série Brasiliana Steampunk, série de ficção fantástica que reinterpreta os heróis da literatura brasileira do século 19 num cenário retrofuturista. De autoria de Enéias Tavares, o romance foi o vencedor do concurso literário “A Fantasy quer o seu mundo”, da Casa da Palavra/LeYa.

Edição de Affonso Solano, design de Rico Bacellar & capa de Rodney Buchemi, o primeiro volume de Brasiliana Steampunk está disponível em todas as livrarias.
Concepção da Série: Enéias Tavares Concepção & Criação do Teaser: Killerjabuti
Trilha Sonora: “Five Armies” Kevin MacLeod (incompetech.com)

Gostou? Então não deixe de divulgar, comentar e participar! 😉


Opinião dos Leitores

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos Obrigatórios estão marcados*