Current track
TITLE
ARTIST

Background

EXPO CIEE São Paulo 2018 recebe 12 mil visitantes durante a Feira do Estudante

Escrito por em 28 de maio de 2018

Com a missão de conectar jovens, universidades e o mercado foram abertas cerca de 7 mil oportunidades de estágio e aprendizagem, bem como a possibilidade de emissão de carteiras de trabalho durante a feira. 

Mesmo com a capital paulista em estado de alerta por conta dos impactos da greve dos caminhoneiros, os jovens mostraram otismo e disposição, superando todas as barreiras e supreendendo até mesmo a organização do evento. Cerca de 12 mil jovens participaram 21ª Feira do Estudante – EXPO CIEE São Paulo 2018 em busca de qualificação, informações e oportunidades de trabalho.

Os portões foram abertos na última sexta-feira, 25 de maio e seguiu até domingo (27), no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, na capital paulista, reunindo cerca de 80 expositores. Na ocasião foi anunciado também o acordo entre o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e a Prefeitura de São Paulo para geração de 600 vagas. A informação foi divulgada pelo superintendente geral da Entidade, Humberto Casagrande.

“Apesar da situação adversa que pegou a todos de surpresa e a dificuldade de deslocamento até o local do evento, o balanço que fazemos é bem positivo. Foram mais de 100 palestras de qualificação profissional e chances reais de colocação no mercado de trabalho”, conta Casagrande. Cerca de 7 mil oportunidades de trabalho foram abertas esse ano, entre aprendizes e estagiários.

“Temos crescido a um ritmo de dois dígitos por ano, mas ainda existe uma ‘fila’ de 3 milhões de jovens em busca de vagas. Todo o nosso esforço, enquanto Instituição, tem sido nesse sentido, e não é à toa que a Expo CIEE é considerada a feira mais influente e maior da América Latina”, afirma Ricardo Melantonio, superintendente Institucional, Jurídico e Compliance do CIEE.

O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) atende atualmente 300 mil jovens e mais de 200 mil estagiários e cerca de 100 mil aprendizes. Durante toda a feira, os visitantes tiveram acesso às principais universidades do País e puderam tirar dúvidas sobre qual caminho profissional devem trilhar. Psicólogos de plantão aplicaram testes vocacionais e de habilidades para indentificar quais áreas se enquadram melhor ao perfil do estudante.

“Uma das novidades que a feira trouxe também foi o aplicativo de empregos (Apponte), que utiliza inteligência artifical para fazer o cruzamento da melhor vaga com o melhor candidato. O nosso objetivo é e sempre será conectar o jovem ao mercado”, reforça Marco Panza, supervisor de feiras e responsável pela 21ª edição da feira.

Campeonato tecnológico

Pela primeira vez, a feira abrigou e incentivou o Hackathon, organizado e patrocinado pela Coddera, especializada no desenvolvimento de software e integrações, empresa do Grupo A5. A competição teve como desafio reunir estudantes de tecnologia para o desenvolvimento de uma solução tecnológica para solucionar problemas de atendimento ao cliente para aplicação imediata.

A dupla vencedora Julio Cesar dos Santos e Jessica Aparecida de Santana, da Faculdade Impacta, ganhou estágio de três meses nas empresas do Grupo A5, além de cursos na área de tecnologia pela Alura. “Eles fizeram uma apresentação matadora, de nível profissional, que fez brilhar os olhos da banca julgadora”, contou Mario Cereda, gerente da Coddera, empresa do Grupo A5 que organizou e patrocinou o Hackathon ao lado da Axigen e do CIEE.

Outra inovação da Expo desse ano foi o aplicativo moblee, em que os jovens foram guiados e puderam interagir com a feira, acompanhando a programação, palestrantes, expositores, informações diversas e o mapa de localização das atrações dentro do Pavilhão.

Por fim, o encerramento da feira ficou por conta da alegria contagiante da Bateria Cadência da Vila, da Escola Unidos de Vila Maria.

 PRÓXIMAS FEIRAS

Neste ano, a Expo CIEE ganhou versões regionais e a próxima parada ocorrerá nos dias 28 e 29 de setembro, em São José dos Campos/SP. A mostra atenderá toda a região do Vale do Paraíba, um dos maiores polos agroindustriais do País, e será realizada no Centro de Formação do Educador – Cefe (Avenida Olivo Gomes, 250). Em outubro, a Expo CIEE vai para Sorocaba e em novembro, para Fortaleza/CE.


Opinião dos Leitores

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos Obrigatórios estão marcados*