Current track
TITLE
ARTIST

Background

FILE SP 2018

Escrito por em 11 de agosto de 2018

Já na sua 19ª edição, o FILE é uma iniciativa artística e tecnológica que acontece anualmente trazendo obras de artistas nacionais e estrangeiros para promover aproximação de diferentes públicos usando interatividade.

O tema desse ano é ligado a uma famosa frase de McLuhan “O meio é a mensagem”, e fez os organizadores Ricardo Barreto e Paula Perissinotto debaterem o conceito do corpo e seus sinais, assim nasceu “O corpo é a mensagem”.

ANIMAÇÕES

Além de instalações tecnológicas, o evento também traz o ANIMA+ que busca apresentar animações inovadoras. Esse ano o Brasil recebeu uma homenagem no Festival Internacional de Annecy, o festival mais importante de cinema de animação do mundo! Segundo nota do FILE “O Anima+, desde 2011 tem a responsabilidade de trazer à seu público alguns desses curtas de animação que vão desde experimentais, passando por grandes escolas de animação e estúdios por todo o Brasil e mundo. Todos os países já foram representados e tivemos ao longo desses 7 anos oportunidade de conhecer obras nunca antes vistas. A parceria com outros festivais de animação fora do Brasil, como o Japan Media Arts, Siggraph, SICAF, entre outros, ampliam o repertório de obras brasileiras que somam em média 400 animações por edição.”

E por isso, o ANIMA+ traz também animações de artistas brasileiros, com destaque para Bárbara Cani com a obra “Lesbos“, animação 3D que retrata escolhas e passagens de uma personagem que se vê presa em um mundo tradicionalista. Entre caminhos alternativos e viagens entre universos, é encontrada a verdadeira razão de mudar.

GAMES (WEBGL)

Sem muito espaço para games, o destaque fica para o ShibuyaCrowd de Masatatsu Nakamura. Um experimento “web-based” que simula a multidão no cruzamento de Shibuya, no Japão. Controlando a multidão na cidade.

INSTALAÇÕES

O evento está bem menor do que os anos anteriores, concentrando todas as instalações em um só andar do prédio da FIESP. O espaço não tem capacidade de suportar uma grande quantidade de pessoas, por isso filas foram inevitáveis. Mas ainda temos mais de 18 instalações, e embora muitas delas interessantes, vamos falar apenas de duas.

Uma que chama bastante atenção assim que você entra no ambiente é a Arabesque, de Peter William Holden. Obra de arte cinética composta de moldes em tamanho real de partes do corpo humano. Em movimento transforma-se em uma performance que pode ser observada de diversos ângulos. Uma pena não poder ver de cima.

Arabesque – Peter William Holden

Mas o destaque mesmo vai para instalação interativa You are the Ocean, de Özge Samanci & Gabriel Caniglia. Esta permite ao público controlar um oceano simulado digitalmente usando apenas suas ondas cerebrais. Mar calmo e tempestades são alimentados por pensamentos do espectador; o simples ato de concentração pode evocar uma ventania ou o sol. Os participantes controlam intencionalmente seu pensamento enquanto rodeados pela consequência ampliada dos pensamentos.

 

You are the Ocean – Özge Samanci & Gabriel Caniglia

Pra quem se interessar em ver o catálogo do evento, aqui está o PDF completo.

Veja as fotos das outras instalações:

“Já há algum tempo os artistas se apropriam de tecnologias, geralmente usadas pela medicina, que registram os comportamentos dos órgãos internos do corpo humano: batimentos cardíacos; ondas cerebrais; respiração. Por outro lado, do ponto de vista externo o corpo humano vem enfrentando reações, paradoxos e alteridades no uso das tecnologias em óculos 3D. Em que o corpo convive com duas realidades simultaneamente, a física e a virtual. Chamamos esta fusão de realidade mixada. A realidade mixada acarreta novas formas de se fazer arte.”
Ricardo Barreto e Paula Perissinotto – Fundadores e organizadores do FILE

FILE SÃO PAULO 2018
De 4 de julho a 12 de agosto
Terça a sábado, das 10h às 22h
Domingo, das 10h às 20h

CENTRO CULTURAL FIESP
Galeria de Arte
Avenida Paulista, 1313


Opinião dos Leitores

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos Obrigatórios estão marcados*