Current track
TITLE
ARTIST

Background

MCU Guerra Infinita: Clímax e consagração de um gênero

Escrito por em 16 de junho de 2018

ATENÇÃO! ESSA MATÉRIA CONTÉM SPOILERS DOS FILMES DO MARVEL STUDIOS. CASO NÃO QUEIRA DETALHES DO ENREDO, PARE DE LER AGORA MESMO.

Por que Vingadores: Guerra Infinita é o atual maior e melhor filme de super-herói de todos os tempos?

Todas as peças posicionadas. Personagens apresentados. Universo construído e caminhado. Chegara a hora. O ápice de todos esses 10 anos invadiu a telas dos cinemas há um mês e meio, e mais do que provou a que veio. Uma nova revolução acaba de acontecer.

Se a Marvel havia superado todas as expectativas e desafios impostos até agora (mesmo que com alguns tropeços), sua influência cinematográfica estava muito longe de acabar. Lançar heróis não tão familiarizados pelo público-geral como grandes franquias lucrativas? Feito. Uni-los em apenas um único filme de forma coesa? Feito. Lançar personagens menos famosos ainda e um tanto misteriosos? Feito. Movimentar todo o mercado de Blockbuster com bilheterias impressionantes e figurar sempre entre os principais lançamentos do ano? Feito. Restava agora unir todos esses feitos em apenas um. Se os outros filmes adaptavam eventos e sagas, Vingadores: Guerra Infinita é o que nos quadrinhos podemos chamar de mega saga, que seria uma história que não mexe apenas com um “mundo específico”, mas com todo um universo. Era uma história que vinha sendo construída há pelo menos 6 anos depois do lançamento de Os Vingadores, mas que utiliza conceitos criados desde Homem de Ferro. Porém, é a primeira parte do fim desse universo como o conhecemos.

Thanos, um titã com pensamentos que lembram a Teoria Malthusiana, deseja trazer “equilíbrio e prosperidade” ao universo, e para isso teria que matar metade da população dele, pois os recursos são mais finitos que as pessoas. Para completar esse objetivo, teria de possuir as 6 Joias do Infinito, singularidades criadas durante o Big Bang e controlam um aspecto da existência: realidade (Aether), Tempo (Olho de Agamoto), Mente (Visão), Poder (Orbe), Espaço (Tesseract) e Alma (não apresentada até metade do filme).

Imagem relacionada

Thanos – MARVEL ENTERTAINMENT

Durante todos esses 10 anos, Thanos estava em busca das joias, inclusive influenciando alguns eventos, como a busca pela Joia do Poder em Guardiões da Galáxia e, principalmente, a invasão à Terra que gerou a Batalha de Nova York em Os Vingadores. Era chegada a hora de Thanos, o principal protagonista dessa história.

Com ajuda de seus seguidores, a Ordem Negra composta por Fauce de Ébano, Corvus Glaive, Próxima Meia-Noite e Cull Obsidian, o titã inicia sua jornada pelas Joias, conseguindo primeiro a Joia do Poder depois de destruirem a Tropa Nova e Xandar (apenas mencionado no filme). Se tornando praticamente imbatível, Thanos segue atrás da Joia do Espaço para poderem se locomover livremente pelo universo, indo ao encontro de Thor e os asgardianos, na qual aniquilam metade dos presentes na nave, incluindo Heimdall e Loki, além de derrotarem Hulk e Thor, conquistando a Joia. Heimdall, entretanto, enviou Hulk à Terra antes de morrer para que pudesse avisar aos Vingadores do perigo que chegava, e Thor sobrevive à explosão da nave. Chegando à Terra, Hulk acaba caindo no Sactum Sactorius de Doutor Estranho e Wong, e voltando a ser Bruce Banner, avisa que Thanos está vindo. Terminava o prólogo desse grandioso e esperado clímax.

Ao decorrer do filme, cada personagem apresentado nesses 10 anos possui sua função (exceto os que não apareceram no filme, mas devem ter sua relevância no próximo) e são essenciais à sua forma, seja contendo uma informação importante, seja lutando com todas as suas forças, seja sacrificando alguma coisa para deter essa grande ameaça. O longa divide os personagens em 4 grupos de objetivos diferentes, mas que convergiriam em algum momento e com apenas uma missão: deter Thanos. Uns possuem mais destaque do que outros, mas ninguém faz falta ali, tornando o alto número de personagens apenas números.

Resultado de imagem para vingadores guerra infinita thanos e ordem negra

Thanos e Ordem Negra – MARVEL ENTERTAINMENT

Por que dizer que esse filme consolida a Era Marvel nos cinemas? Porque tudo foi construído para chegar até aqui. Cada filme, cada peça, cada passo e cada desenvolvimento pessoal contribuiu para a chegada de Thanos, seja os enfraquecendo e os dividindo, seja os relacionando e apresentado as Joias do Infinito, seja mostrando o titã aos poucos e do que ele poderia ser capaz. Thanos é o verdadeiro protagonista desse filme, e o que assistimos é sua jornada atrás das Joias com os heróis tentando impedi-lo. Conhecemos aqui melhor suas motivações e seus sentimentos, e a deslocalizada Joia da Alma enfim aparece (sendo guardada por ninguém menos que o Caveira Vermelha, vilão do filme do Capitão América: O Primeiro Vingador), aprofundando sua relação com a filha adotiva Gamora, provavelmente o único ser que ele realmente amou no universo inteiro, porém não hesitou eu sacrificá-la para completar seus objetivos.

Os heróis não deixam desejar, dando tudo de si para impedir esse genocídio, criando alianças e encontros às vezes inimagináveis. Os “team-up” são umas das melhores coisas presente nesse filme, e é o que não falta. Homem de Ferro, Homem-Aranha e Doutor Estranho se uniram contra Fauce de Ébano em dois momentos. Thor, Rocket e Groot vão atrás da nova arma do Deus do Trovão, que aliás é outro destaque do filme, já que atinge o ápice de seu poder, rendendo a melhor cena do filme quando estes 3 chegam a Wakanda para ajudar no confronto. Capitão América e Pantera Negra se mostram uma dupla de incrível liderança sobre o exército wakandano e os heróis que permaneceram na Terra, sem contar cenas corpo-a-corpo juntos de tirar o fôlego. Viúva Negra, Okoye e Feiticeira Escarlate protagonizam um excelente momento Girl Power contra a Próxima Meia-Noite, nos fazendo desejar o filme das heroínas femininas. Até Bucky (apelidado de Lobo Branco agora) e Rocket se mostram uma dupla eficiente e interessante, com direito a uma piada muito esperada dos fãs a respeito do braço metálico.

Resultado de imagem para vingadores guerra infinita

Capitão América, Pantera Negra, Viúva Negra, Lobo Branco e exército de Wakanda – MARVEL ENTERTAINMENT

Todavia, a maior união do filme se prova na batalha de Titã, onde realmente acontece uma espécie de junção dos Vingadores e Guardiões da Galáxia. O confronto é intenso e os heróis quase vencem Thanos, mas o titã consegue se sobressair em certo momento. Doutor Estranho também conquista seu brilho em tela, mostrando sua evolução desde o filme solo e se tornando a peça-chave para o maior mistério que o longa deixa para sua continuação daqui a um ano.

Antes da chegada de Thanos em Titã, o mago supremo prevê mais de 14.000.000 de futuros possíveis desse conflito, mas em apenas um eles saem vencedores. Quando Thanos está prestes a matar o Homem de Ferro, Strange entrega a Joia a ele, indo contra sua promessa de protege-la acima de tudo e se contradizendo. Quando Thanos parte para a Terra em busca da última Joia, ele diz, entretanto, que a batalha está definida. E aqui temos o momento mais impactante de todo o universo.

Feiticeira Escarlate, apesar de reclusa, destrói a Joia da Mente e o Visão, em um momento em que todos os heróis tentam parar o titã e falham miseravelmente, mas ganham tempo para que Wanda finalize sua tarefa. Infelizmente, já era tarde demais e nada adiantou, já que em posse da Joia do Tempo, Thanos voltou para antes da destruição da Joia, conquistando-a mesmo assim, mostrando também que a ordem em que adquiriu as Joias não foi aleatória (Poder para se tornar imbatível; Espaço para se locomover livremente; Realidade por estar mais fácil e para “capturar” Gamora, que o ajudaria a encontrar a Joia da Alma; Tempo para caso alguma coisa desse errado).

Resultado de imagem para vingadores guerra infinita guardiões da galáxia e vingadores

Thor e Guardiões da Galáxia – MARVEL ENTERTAINMENT

O objetivo fora completado. Thanos conquistou as 6 Joias. Entretanto, Thor demonstra todo o seu poder e de sua nova arma, quase matando o titã, mas não foi o suficiente para impedir que este estalasse os dedos e matasse metade de todo o universo, fugindo logo depois. Diversos heróis começam a desaparecer como consequência. São eles: Feiticeira Escarlate, Soldado Invernal/Lobo Branco, Groot, Falcão, Pantera Negra, Senhor das Estrelas, Mantis, Drax, Doutor Estranho, que novamente reforça de que isso tudo era necessário e, a mais triste graças à atuação de Tom Holland, a do Homem-Aranha. O vilão venceu no final, com direito a relaxar assistindo o pôr-do-sol em um universo “agradecido”.

Através de todo esse trabalho e dedicação, depois de um filme avassalador em todos os sentidos, que a Era Marvel se consolida nos cinemas. Temos não só a culminação desses 10 anos, mas também um recomeço, principalmente depois do lançamento de Vingadores 4, onde os novos heróis terão maior destaque, enquanto os antigos sairão de cena. Os Vingadores originais estarem vivos não foi coincidência, pois seu ciclo está chegando ao fim, e devem se despedir de maneira triunfal. Homem-Formiga, Vespa e Gavião Arqueiro são figuras antigas que não deram as caras, mas terão seu espaço, principalmente porque os dois primeiros terão um filme solo em breve que deve apresentar conceitos importantes para Vingadores 4.

Resultado de imagem para vingadores guerra infinita homem de ferro, homem aranha e dr estranho

Homem de Ferro, Homem-Aranha, Doutor Estranho e Wong – MARVEL ENTERTAINMENT

Não podemos nos esquecer do principal fator que ligava os filmes: as cenas pós-créditos. Na cena desse filme, Nick Fury e Maria Hill estão discutindo sobre a invasão em Wakanda, quando acidentes começam a acontecer e as pessoas a desaparecer, inclusive os próprios. Todavia, antes de desaparecer, Nick Fury envia um sinal para alguém, que se revela ser a Capitã Marvel, uma personagem que só será devidamente apresentada em seu filme solo, o último antes de Vingadores 4. Descrita por Kevin Feige como a personagem mais poderosa entre os heróis desse universo, está comprovada sua importância na virada contra Thanos e na construção dessa nova fase da Marvel que está vindo aos cinemas de pois de Vingadores 4, prometendo ser bem diferente do que já foi visto, e terá de lidar diretamente com as consequências aqui apresentadas.

Tendo uma crítica extremamente positiva, e batendo diversos recordes ao redor do mundo e dentro do próprio EUA, sendo o filme de maior bilheteria de em um fim de semana de estreia no mercado doméstico e a maior estreia em diversos países, incluindo o Brasil. No sábado de 05/05/2018, o filme atingiu a US$ 1 Bilhão de bilheteria, sendo o mais rápido a conquistar essa marca, pois foi em apenas 11 dias contra 12 de Star Wars: O Despertar da Força, antigo detentor do recorde e principal desafio do filme dentro dos EUA no quesito bilheteria. Vale ressaltar que o filme não havia estreado ainda na China, e quando estreou, bateu mais recordes no 2º maior mercado consumidor dos cinemas. O filme acaba de bater US$ 2 Bilhões nas bilheterias, sendo o 4º longa a atingir essa marca e o único dentro do gênero.

Resultado de imagem para vingadores guerra infinita luta de titã

Vingadores: Guerra Infinita – MARVEL ENTERTAINMENT

Vingadores: Guerra Infinita é mais do que o melhor filme de super-herói de todos os tempos, é o maior crossover já visto em um filme live-action e a maior consequência de um universo compartilhado nos cinemas, reformando todo um modelo de contar histórias e mostrando a força que os heróis conquistaram no ramo do entretenimento cinematográfico. Esse filme estreou a pouco tempo, mas irá demorar a sair da cabeça do público e definitivamente entrará para a história, e só poderá ser superado nessa época pelo seu sucessor direto, o tão aguardado Vingadores 4.

 

E aí. O que achou dessa matéria? E de toda série sobre a Marvel nos cinemas? Gostaria de mais alguma série nesse estilo?. Por enquanto, deixe seus comentários! Em breve, mais conteúdo sobre quadrinhos e cinema! 😉


Opinião dos Leitores

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos Obrigatórios estão marcados*