Current track
TITLE
ARTIST

Background

MUTISMO SELETIVO

Escrito por em 9 de novembro de 2018

Resultado de imagem para mutismo seletivo

Fonte: Angela Cristina Munhoz Maluf

O Mutismo seletivo é uma perturbação da ansiedade infantil, caracterizada pela incapacidade da criança para falar em determinados contextos sociais, (como por exemplo a Escola). Estas crianças compreendem a língua ou idioma utilizado na comunicação verbal, expressando-se com toda a normalidade nos contextos nos quais se percepcionam como estando seguros e confortáveis.

De acordo com a Associação Norte Americana de Mutismo Seletivo, mais de 90% das crianças com Mutismo seletivo também sofrem de Fobia Social ou de Ansiedade Social, sendo que alguns investigadores consideram o Mutismo Seletivo como um sintoma da ansiedade social. Não é ainda totalmente conhecida a causa responsável pelo fato de determinados indivíduos desenvolvem os sintomas típicos de ansiedade social, como a rejeição em falar perante um grupo de pessoas, ou sentirem-se visivelmente incomodados nessas situações, enquanto outros experimentam uma incapacidade em falar, traço fundamental que caracteriza o Mutismo Seletivo.

A maioria das crianças tem uma predisposição genética à ansiedade. Complementarmente parecem ter herdado a tendência para a ansiedade de outros membros da família (Pai ou da Mãe), o que pode constituir uma vulnerabilidade para o desenvolvimento de distúrbios de ansiedade. Frequentemente estes sinais manifestam-se perante a dificuldade face à separação dos seus Pais (perturbação de ansiedade à separação), alterações de humor, choro fácil, comportamento de excessiva dependência, inflexibilidade, problemas de sono/ perturbações de sono, birras frequentes e extrema timidez desde a infância, associada a tendência para não estabelecer interações sociais ou para o isolamento.

Quando estas crianças atingem a idade em que começam a interagir socialmente fora do contexto familiar, o seu medo persistente de falar ou de interagir/ comunicar começa a manifestar-se através de sintomas, tais como o ficar paralisado e “mudo”, pela falta de reações emocionais, o manter uma postura rígida, falta de expressão facial, a ausência de sorriso e consequentemente o mutismo. 


Fonte: Urbán C.C. et al. (2004). El mutismo selectivo: Guía para su detección, evaluación e intervención precoz en la escuela. Disponível em: http://www.pnte.cfnavarra.es/creena/002conductuales/Guia%20mutismo%20selectivo.htm


Opinião dos Leitores

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos Obrigatórios estão marcados*