Current track
TITLE
ARTIST

Background

Nobuo Uematsu, compositor de Final Fantasy, afastado por problemas de saúde

Escrito por em 20 de setembro de 2018

Anunciando em seu blog oficialNobuo Uematsu vai interromper sua carreira devido a uma doença que ele preferiu, até o momento, não identificar. Ela atrapalha seu trabalho de composição.

Quem acompanha a indústria dos videogames dificilmente não deixa de passar por crianções de Uematsu.

O japonês de 59 anos entrou na Square em 1985, viu a empresa se tornar a Square Enix a partir de uma fusão e saiu oficialmente em 2004, atuando como freelancer. Antes de se tornar compositor de jogos, trabalhou numa loja de discos em Tóquio e era autodidata no piano e no teclado desde os 11 anos. Criou sua própria empresa, chamada Smile Please.

De inspiração erudita, Uematsu se apresenta em concertos e traz elementos do eletrônico, heavy metal e new age. A plástica de suas músicas soam agradáveis tanto em composições ambientes quanto em temas épicos. É impossível não identificar o prelúdio que ele compôs e está presente em mais de 10 jogos da série Final Fantasy.

Chrono Trigger e até Alien possuem trilhas suas.

Ele ascendeu justamente no período mais reconhecido de crise dos games: Com a decadência dos fliperamas, ele cresceu trabalhando em títulos para consoles domésticos como o Nintendinho.

Criou também a banda de rock instrumental The Black Mages, que durou entre 2002 e 2010. Depois, desenvolveu a Earthbound Papas, um grupo progressivo que passou a fazer carreira em 2011.

Na minha opinião, Nobuo Uematsu é um marco na indústria global de jogos e suas influências serão visíveis por décadas como um marco definitivo no RPG eletrônico, dos efeitos sonoros até os temas românticos.

Triste saber do seu atual estado de saúde e desejamos melhoras.

Em sua homenagem, ouça algumas playlists abaixo para conhecer o seu talento musical.

 

por Pedro Zambarda, do Drops de Jogos


Opinião dos Leitores

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos Obrigatórios estão marcados*