Current track
TITLE
ARTIST

Background

Recomendações para quem gosta ou quer iniciar nos Animes!

Escrito por em 28 de maio de 2018

Não há dúvidas que o mundo do anime é muito rico. Existem obras de todos os tipos, gêneros, formatos e durações, o suficiente para agradar qualquer público que se disponha a experimentar o que essa mídia tem a oferecer. Porém é muito difícil saber por onde começar quando se tem uma diversidade tão grande de produções para assistir. Por isso, considerando gostos diferentes, escolhemos alguns animes que podem servir como porta de entrada para que você caia de cabeça neste universo tão vasto.

 

Se você já gosta de animações…

…é uma boa começar por aqui. Os filmes e séries animados de estúdios como Disney ou Dreamworks indiscutivelmente fazem sucesso tanto com a criançada quanto com os mais velhos, mas infelizmente, a maioria das pessoas se prende a esse eixo quando pensam em animação. Se já está acostumado a assistir desenhos americanos, assistir um japonês não vai ser dificuldade alguma, e com certeza as recomendações abaixo serão um bom começo.

 

1. A VIAGEM DE CHIHIRO

A Viagem de Chihiro (2001), é um longa-metragem ganhador do Oscar de Melhor Animação, dirigido pelo gênio da animação Hayao Miyazaki e produzido pelo estúdio Ghibli. O estúdio é o que há de mais próximo de uma Disney japonesa, e é responsável por várias obras incríveis reconhecidas por críticos e fãs pelo mundo inteiro. Escolher apenas um filme de Miyazaki e do Ghibli é uma tarefa árdua, mas por conta de sua popularidade, Chihiro é uma ótima opção para qualquer fã de cinema de animação.

Viagem de Chihiro

O longa conta a história de Chihiro Ogino, uma garota que está de mudança com seus pais. Para economizar tempo, os pais de Chihiro decidem atravessar um misterioso túnel, que acaba levando à uma cidade completamente abandonada, mas ao anoitecer, Chihiro descobre que junto aos seus pais (agora transformados em porcos) havia atravessado acidentalmente para o mundo dos espíritos. Acompanhada de um garoto misterioso chamado Haku, em um lugar cheio de criaturas fantásticas, a garota deverá enfrentar uma jornada para salvar seus pais e voltar para casa.

A Viagem de Chihiro é uma aventura cativante e criativa, como esperado de um filme premiado, produzido por alguns dos maiores nomes da história do anime.

 

2. LITTLE WITCH ACADEMIA

Mesmo tendo sido criado apenas em 2011, o estúdio Trigger já é um dos queridinhos dos fãs de anime. Após dois anos servindo de assistente para outras séries, o estúdio lançou seu primeiro projeto: Little Witch Academia. O anime foi lançado nos cinemas japoneses em março de 2013, e o sucesso fez com que o estúdio abrisse uma campanha de crowdfouding para o segundo filme da franquia. Apesar da também excelente série de 2017, a recomendação serve principalmente para o primeiro especial e sua sequência.

Little Witch Academia

Little Witch Academia tem um nome sugestivo: O anime é justamente sobre uma Academia de Bruxinhas. Atsuko Kagari, ou Akko, é uma garota animada, determinada e teimosa que se apaixonou por magia ao ver um show de Shiny Chariot na infância, e então decidiu se tornar uma bruxa. Mas para uma humana normal, que não vem de uma linhagem de bruxas, o caminho para se tornar uma é repleto de barreiras.

A história é cômica, seus personagens são encantadores e os curtas divertem qualquer um, apesar do pouco tempo de duração

Todas as versões do anime estão disponíveis com dublagem em português no Netflix e a adaptação em mangá já foi anunciada no Brasil pela JBC.

Se curte sentir um suspense e muita tensão:

Seja com quebra-cabeças para resolver, investigações policiais ou mistérios sobrenaturais, o gênero do suspense abre as mais variadas opções de histórias para contar e talvez, estes animes sejam a melhor escolha para quem busca se manter interessado e curioso por horas na cadeira.

 

3. DEATH NOTE

Escrito e ilustrado pela dupla Tsugumi Ohba e Takeshi Obata, Death Note foi originalmente publicado no início dos anos 2000 na revista Weekly Shonen Jump. O mangá composto de 12 volumes foi altamente popular durante toda sua serialização e teve uma adaptação em anime produzida pelo estúdio Madhouse pouco após o fim de sua publicação. Além do anime, a obra conta com uma série e 5 filmes live-action, incluindo a terrível adaptação da Netflix.

Death Note

A série é centrada em Light Yagami, um estudante prodígio que encontra um caderno chamado Death Note, um caderno de um Deus da Morte que tem a capacidade de matar pessoas cujo nome for escrito em suas páginas. Com esse poder em mãos, Light decide fazer justiça com as próprias mãos e criar um novo mundo, mas um excêntrico detetive conhecido apenas como L entra no caso para descobrir sua identidade e puni-lo pelos assassinatos.

Apesar das cenas de ação e do mistério por trás do caderno, a verdadeira força da obra se baseia na capacidade dos autores de construir um  embate interessante de mentalidades e ideologias na relação dos dois personagens principais.

Death Note está disponível com dublagem em português no Netflix e o mangá já foi publicado no Brasil em dois formatos diferentes, ambos pela editora JBC.

AVISO: FIQUE LONGE DO FILME DA NETFLIX! SÉRIO MESMO! EU AVISEI!Image result for death note netflix

 

4. ERASED

Inicialmente publicado na revista Young Ace, o mangá Erased de Kei Sanbe, conhecido no japão como Boku Dake ga Inai Machi (“A Cidade Onde Apenas eu Existo”, em tradução livre) ganhou uma versão em anime no início de 2016.

Erased

A obra acompanha Satoru Fujinuma, um rapaz que beira os 30 anos e sonha em ser autor de mangá, mas por conta de seu fracasso e sua dificuldade de se relacionar, trabalha apenas como entregador de pizza. Sempre que alguma tragédia está prestes a acontecer, um fenômeno chamado Revival ocorre e Satoru volta no tempo por alguns minutos, com uma oportunidade de salvar a vida das pessoas envolvidas. Porém, ao ser erroneamente acusado de assassinar alguém próximo, o aspirante a mangaká volta novamente no tempo, mas dessa vez, para 18 anos no passado, indicando que a solução do problema está diretamente ligada à sua infância.

Erased se torna encantador por não trabalhar apenas o suspense e o mistério de sua premissa, mas também, a ternura e as emoções de Satoru, bem como sua relação com as pessoas a sua volta.

O anime está disponível com legendas em português no Crunchyroll e o mangá foi anunciado no Brasil este ano, também pela editora JBC.

 

Muita Ação, ação e mais ação!

Por ser o tipo de série mais popular no meio otaku, muitas pessoas tomam anime apenas como desenhos de luta. E se é isso que procura, esse mundo tem muito a oferecer, desde simples combates de artes marciais (como o primeiro anime de Dragon Ball) até lutas astronômicas entre robôs gigantes.

 

5. ATTACK ON TITAN

Escrito por Hajime Isayama e publicado na revista Bessatsu Shōnen Magazine, Attack on Titan ou Shingeki no Kyojin, é um dos mangás mais vendidos no Japão e no mundo atualmente. Diversas obras surgiram decorrentes de seu sucesso, e a obra já conta com spin-offs em mangá, filmes live-action e, principalmente uma adaptação em anime muito popular produzida pelo Wit Studio. Depois de 4 anos em pausa, o anime de Attack on Titan retornou em 2017, e já tem uma nova temporada prevista para 2018.

Attack on Titan ou Shingeki no Kyojin

No mundo de Attack on Titan, a humanidade vive cercada por três muralhas, que a separam do resto do mundo, para se protegerem de gigantes chamados de titãs. O mundo parece em paz, até que a primeira muralha é quebrada por um titã colossal. O protagonista, Eren Yeager vê sua mãe e outros a sua volta serem devorados, e jura então se unir à tropa de exploração para acabar com todos os titãs.

Violento, visceral, dinâmica e impactante são os melhores adjetivos para descrever a ação em Attack on Titan.

O anime está disponível com legendas em português no Crunchyroll e o mangá é publicado desde 2013 pela editora Panini. 

 

6. TENGEN TOPPA GURREN LAGANN

Composto de 27 episódios Tengen Toppa Gurren Lagann é mais uma pedra de ouro do estúdio GAINAX, o mesmo responsável pelo aclamado Evangelion. A série foi exibida em 2007 no Japão e recebeu prêmios em alguns festivais.

Neste anime, os jovens Simon e Kamina, são escavadores do subterrâneo que sonham em um dia conhecer a superfície. Em um dia de trabalho, Simon encontra uma pequena broca, que na verdade é a chave para a ignição de um robô. Após a invasão do subterrâneo por um robô gigante e por Yoko, a garota que o enfrentava, Simon e Kamina escapam para superfície e descobrem um mundo onde os humanos são obrigados a se esconder ou enfrentar outros robôs.

Com lutas astronômicas e um elenco de personagens divertidos e carismáticos a proposta de Gurren Lagann é simples: ação frenética com a qual é impossível não se empolgar.

O anime está disponível com legendas em japonês na Netflix, e uma adaptação para mangá foi publicada em 2013 pela editora Nova Sampa.

 

Para o alto e avante!

Por conta do sucesso nas telonas, as pessoas ao redor do mundo se apaixonaram por ver seus super-heróis preferidos em ação, inclusive no Japão, mas não apenas nos cinemas. Então, que tal experimentar uma nova abordagem de uma sociedade de heróis e vilões, em uma nova mídia? Se você gosta desse tipo de história, estes dois animes com certeza serão um prato cheio para novas experiências.

 

7. ONE PUNCH MAN

Criado pelo autor de pseudônimo “ONE”, One Punch Man é uma webcomic publicada gratuitamente desde 2009 que rapidamente se tornou um fenômeno na internet, somando milhões de acessos. Em 2012, a obra foi reelaborada para mangá, serializado online pela editora Shueisha, com arte de Yusuke Murata, e em 2015, recebeu uma adaptação para anime que fez grande sucesso, produzida pelo renomado estúdio Madhouse.

Saitama “super-herói por hobby”

O anime conta a história de Saitama, que de acordo com o próprio, é um “super-herói por hobby”. Depois de treinar arduamente à ponto de perder até mesmo os cabelos, Saitama se tornou extremamente poderoso, de forma que é capaz de derrotar qualquer oponente com apenas um soco. Agora, o careca que havia se tornado herói pela diversão, vive entediado e em busca de novos adversários que o façam sentir novamente a emoção de uma batalha.

De maneira única, One Punch Man faz uma divertida paródia do universo dos super-heróis, repleta de ação, comédia e personagens carismáticos.

O anime está disponível com dublagem em português pela Netflix e o mangá é publicado no Brasil desde 2016 pela editora Panini.

 

8. MY HERO ACADEMIA

Considerado o sucessor espiritual de Naruto, o mangá de Kohei Horikoshi, My Hero Academia é publicado desde 2014 na revista Weekly Shonen Jump e foi adaptado para anime em 2016 pelo estúdio Bones, o mesmo responsável por Fullmetal Alchemist.

My Hero Academia se passa em um mundo onde mais de 80% das pessoas tem alguma habilidade especial, conhecidas como “dons”, mas Izuku Midoriya, um jovem que sonha desde criança se tornar um herói, não está entre elas. Porém, em um encontro com seu ídolo, o herói número um, All Might, reconhece sua coragem e faz do garoto seu discípulo e sucessor como Símbolo da Paz. Assim, Midoriya entra para o curso de heróis da Academia U.A. e inicia sua jornada para se tornar o maior herói de todos os tempos.

My Hero Academia apresenta uma nova leitura de histórias de super-heróis, um elenco de personagens altamente carismáticos e criativos, e uma trama emocionante.

O anime está disponível com legendas em português no Crunchyroll e o mangá é publicado no Brasil desde 2016 pela Editora JBC.

 

Ah, o amor…

Nem só de ação vive o homem. Amor provavelmente é o tema mais explorado em toda ficção, independente do gênero e da mídia onde a história contada. Obviamente, anime não é exceção, e os japoneses retratam o romance de forma única, comovente e, acima de tudo, fofa. Seguem abaixo, dois exemplos de animes que vão fazer seu coração palpitar.

 

9. YOUR NAME

Ao falar de Viagem de Chihiro, foi mencionado o nome Hayao Miyazaki, como o gênio por trás do filme. Agora, temos um mais um gênio. Makoto Shinkai é comumente chamado de “o próximo Miyazaki” por conta da beleza e da qualidade de seus longas-metragens, como Jardim das Palavras. Seu último filme, Your Name, fez um sucesso estrondoso no mundo inteiro, se tornando o anime de maior bilheteria da história no Japão.

Your Name

Em Your Name, Mitsuha, uma colegial que vive em uma cidade de interior, com pouco movimento, poucas oportunidades, mas muita tradição. Cansada do interior, o sonho de Mitsuha é ir para a cidade grande. Por outro lado, Taki é um garoto de cidade grande, já acostumado com a correria do dia a dia. Os dois não se conhecem, mas por algum motivo, passam a acordar no corpo um do outro, unindo suas vidas indiretamente.

A relação das personagens e o estilo de animação de Your Name cria uma ambientação realista que aproxima o espectador dos lugares e das pessoas presentes na história, tornando ainda mais interessante o desenrolar do relacionamento entre Taki e Mitsuha.

O filme foi exibido no Brasil em poucas sessões durante seu ano de lançamento, pelas redes Cinemark e hoje está disponível dublado em português pelo Netflix. Assim como Little Witch Academia, a adaptação do filme em mangá foi publicada pela Editora JBC em 2017.

 

10. ORANGE

Inicialmente publicado na revista shoujo Bessatsu Margaret e posteriormente na revista Montlhy Action, Orange é um romance/drama escrito por Ichigo Takano que já vendeu mais de um milhão de cópias no Japão. Devido a problemas de saúde da autora, o mangá sofreu com uma longa pausa mas em 2015, foi finalmente finalizado. Foi adaptado para anime em 2016 pelo estúdio Telecom Animation Film.

Um dia, Naho Takamiya recebe uma carta de si mesma 10 anos no futuro. Nesta carta, a Naho do futuro descreve seu arrependimento do passado, e a dor por não conseguir salvar Kakeru Naruse, um garoto transferido para a escola da jovem Naho, que no momento, não o conhecia. Seguindo as instruções da carta, Naho tentará corrigir seu futuro, e proteger Kakeru.

O anime está disponível com legendas em português no Crunchyroll e tanto o mangá principal quanto o volume extra foram publicados no Brasil em 2015, pela editora JBC.

 

E para os quem gosta de esportes…

Uma menção honrosa. Animes de esporte sempre estiveram ai, e apesar de não ser um gênero que agrada a todos, alguns fizeram muito sucesso, sendo inclusive exibidos na televisão brasileira. A recomendação abaixo mostra como as lutas dentro de quadra podem ser interessantes quanto qualquer outra.

 

11. HAIKYUU!!

Junto com o longevo One Piece e o já citado My Hero Academia temos Haikyuu!! Ele faz parte dos atuais “3 grandes” da revista Weekly Shonen Jump. Publicado desde 2012, o mangá foi premiado no 61° Prêmio de Mangá Shogakukan como melhor obra infanto-juvenil. Foi adaptado para anime em 2014 pelo estúdio Production I.G, com novas temporadas em todos os anos até 2017.

Haikyuu!!

Inspirado por um jogador chamado de “Pequeno Gigante”, o igualmente pequeno Hinata Shoyo forma um clube masculino de vôlei em seu colégio, mas em seu primeiro e único campeonato, são massacrados pelo egoísta “Rei da Corte”, Tobio Kageyama. Para enfrentar Kageyama novamente, Hinata entra para o colégio Karasuno, uma antiga potência no mundo do vôlei colegial e em que seu ídolo jogou, mas é surpreendido ao descobrir que será colega de time de seu rival.

Haikyuu!! desenvolve eficientemente seus personagens, fazendo o  espectador torcer e se apaixonar pelo clube de vôlei e todos os seus membros.

O mangá ainda não foi anunciado no Brasil, mas o anime está disponível com legendas em português no Crunchyroll.

 

E então? Gostou das sugestões? Tem mais alguma pra indicar? Então deixe seu comentário e divulgue a matéria para os amigos! 😉

 

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos Obrigatórios estão marcados*


Continuar Lendo

Próximo post

FILE SP 2018


Miniatura
Postagem Anterior

Bienal do Livro 2018


Miniatura