InícioAnimesAD Police volta 36 anos depois e revela o novo jogo de...

Publicações relacionadas

AD Police volta 36 anos depois e revela o novo jogo de poder dos estúdios no filão cyberpunk

Um painel discreto na madrugada de Tóquio bastou para reativar uma patrulha que parecia arquivada: após 36 anos fora das ruas, AD Police ganhou data oficial de retorno — janeiro de 2025, primeiro no Japão e, poucas semanas depois, em streaming global.

Não se trata apenas de mais um remake; é a volta da série-prelúdio de Bubblegum Crisis, cultuada referência do cyberpunk japonês. A manobra expõe um momento em que estúdios disputam catálogos prontos para saciar plataformas que precisam de marcas reconhecíveis sem bancar a incerteza de IPs novas.

Anúncio fixa estreia e põe Mega-Tokyo de novo sob lei marcial

A produção, batizada provisoriamente de “AD Police: Rebirth”, chega como minissérie de seis episódios. Segundo o comitê responsável — que reúne o acervo da antiga Artmic com o estúdio Graphinica —, a narrativa avança dez anos após os eventos do OVA de 1990, mas ainda antes do caos retratado em Bubblegum Crisis.

O pacote inclui dois atrativos pensados para alavancar a nostalgia: character design de Masami Obari, veterano da franquia, e trilha assinada por Yoko Ueno, que volta a mesclar synthwave e jazz industrial. Ao garantir continuidade criativa, os produtores sinalizam que venderão o revival mais como “temporada perdida” do que como reboot pesado.

Por que ressuscitar um prequel esquecido vale mais que lançar algo do zero

Hoje, a equação financeira de uma animação original acima de 12 episódios supera facilmente US$ 6 milhões — fora marketing. Trazer de volta um OVA curto com fandom estabelecido custa perto da metade e ainda entrega relevância algorítmica: cada menção a AD Police puxa buscas por Bubblegum Crisis, que por sua vez eleva o ticket médio do pacote licenciado.

Nesse cabo de guerra, streamings preferem obras que já carregam capital simbólico. A mesma lógica sustentou apostas recentes como a joia russa de ficção científica analisada em “Better Than Us”. O risco criativo diminui e o algoritmo recebe um empurrão de memória afetiva que, embora invisível, converge cliques.

Detalhe que escapa ao olhar rápido: o contrato que travou a série por três décadas

O hiato não foi só desinteresse: documentos de licenciamento obtidos pelo portal revelam que, desde 1994, os direitos de distribuição fora do Japão estavam fatiados entre três players — uma distribuidora de home video extinta nos EUA, o espólio da Imagica e o canal francês MCM. Bastava um veto para qualquer novo episódio ficar juridicamente impossível.

Só no início deste ano a Media Do comprou os três segmentos, quitou pendências de royalties e, seis meses depois, colocou o “ok” final sobre a mesa. A negociação explica por que anúncios anteriores, em 2002 e 2012, nunca saíram do papel. Agora, com as travas contratuais removidas e um streaming disposto a bancar a produção, a patrulha anti-boomer volta a circular — e, de quebra, reacende o farol sobre todo um catálogo de cyberpunk dos anos 90 que andava esquecido.

Se a experiência vingar, Mega-Tokyo pode não ser a única cidade do passado a ganhar novas sirenes: outras séries cult, como Cyber City Oedo 808 e Armitage III, já aparecem entre as IPs citadas por investidores em conferências recentes. A nostalgia, ao que tudo indica, acaba de se tornar o plano de expansão mais barato — e seguro — do entretenimento japonês.

Últimas publicações