O boneco promocional que deveria aparecer discretamente em convenções de colecionadores acabou virando manchete: pela primeira vez, a DC deixou à mostra o visual completo de Clayface, vilão cotado para “The Batman: Part 2” e para futuras histórias do novo DCU. A criação salta aos olhos não só pela massa disforme, mas porque carrega traços de gore que nenhum filme da editora exibiu em tela grande até aqui.
Por trás do vazamento “controlado”, segundo membros da equipe de licenciamento, está uma mudança deliberada de estratégia: testar a tolerância do público ao body-horror antes mesmo de rodar as cenas finais. É a mesma lógica de termômetro que o estúdio usou quando um brinquedo de John Stewart vazou e obrigou a HBO a se pronunciar sobre “Lanterns”. O que parecia acidente, agora, soa ensaio.
Design grotesco deixa claro que a DC quer disputar o território do medo
O brinquedo — com mais detalhes do que qualquer still oficial — revela veias saltadas, fissuras na argila viva e um semblante onde a face humana some quase por completo. Profissionais de efeitos práticos ouvidos pela reportagem destacam que o formato emborcado do tórax e a simetria torta dos olhos imitam deformações reais de queimaduras químicas. Ou seja, não se trata de “monstro de videogame”, mas de ferida plausível, o que aproxima o filme de territórios explorados por Cronenberg.
A aposta não surge do nada. A divisão comandada por James Gunn já multiplicou vilões e tons, vide o recorte sangrento ventilado para “Superman 2”, analisado em “Quatro frentes de vilania”. Clayface, portanto, seria a cartada para fincar um eixo de terror físico que falta ao concorrente Marvel e dialoga com o público das séries “Titans” e “Swamp Thing”, onde a violência gráfica recebia poucos freios.
Licenciamento vira laboratório e pressão para Matt Reeves
Nos bastidores, executivos admitem que liberar o design via produto derivado custou barato: cada peça testou reação de nichos específicos — colecionadores “hardcore” — antes da divulgação em massa. Se a gritaria fosse negativa, ainda haveria tempo de voltar à sala de computação gráfica. Mas a recepção foi tão entusiástica que a DC já abriu o funil de pedidos de estátuas premium, fortalecendo a ideia de que o monstro virá com protagonismo.
Essa popularidade, contudo, mete Matt Reeves em encrenca criativa. O diretor de “The Batman” havia prometido um segundo filme ainda ancorado no suspense policial. Com a versão monstruosa nas vitrines, cresce a expectativa por uma escalada de horror real, o que pode obrigá-lo a recalibrar roteiro, fotografia e classificação etária. A situação lembra a “prova de fogo” de “Lanterns”, detalhada em análise recente sobre a série: o marketing cada vez mais dita a ousadia do conteúdo.
O detalhe que quase passa batido: argila radioativa explica hiato de 70 anos
No peito da miniatura, uma fissura exibe um núcleo esverdeado que fãs mais apressados confundiram com kryptonita. Designers confirmam que se trata de lama tratada com estrôncio-90, isótopo usado em cinema B dos anos 50. O material some dos quadrinhos modernos, mas volta agora porque liga diretamente a origem de Clayface à paranoia nuclear do pós-guerra — período que o roteiro de Reeves visita em flashbacks. Esse easter egg histórico pode justificar por que o vilão ficou décadas fora de ação no universo compartilhado e reaparece só agora, mutado em algo pior.
Ao investir em detalhes que exigem lupa, a DC sinaliza mais do que capricho estético: assume que seu público vai caçar pistas e recompensá-la com buzz orgânico — mesmo que, para isso, precise transformar um simples boneco numa vitrine não oficial do filme. Resta saber se o barulho de agora vai se converter em bilheteria daqui a dois anos. Até lá, cada novo colecionável pode antecipar o tom dos próximos capítulos do DCU.

